O serviço de nefrologia do Hospital Regional Santa Rita trata-se da primeira clínica de nefrologia no estado de Alagoas planejada e construída com este objetivo. Todas as outras clínicas existentes tanto na capital como no interior são oriundas de reformas ou adaptações.

São 700 m2 de área construída após cuidadoso planejamento, num investimento total aproximado de R$1.070.000,00 (hum milhão e setenta mil reais), com o único objetivo de atender bem as pessoas que padecem de doenças renais. não existem adaptações ou improvisações. tudo é moderno e arrojado inclusive, o maquinário é realmente o que existe de mais moderno, com 11 máquinas de última geração (althin) e uma central de tratamento de água por osmose reversa.

A clínica tem uma capacidade para atender 108 pacientes renais crônicos em diálise, além dos outros procedimentos correlatos. Foram 15 meses entre o primeiro tijolo e a inauguração . tudo foi feito com muito zelo e carinho.

O grupo médico, que ora se instala no hospital santa rita, tem uma história de mais de 20 anos de dedicação aos que sofrem de doenças renais. a trajetória do grupo mostra um perfil de audácia e pioneirismo, senão vejamos:

· Pioneiro no tratamento da insuficiência renal
· Pioneiro no transplante de órgãos no estado
· Pioneiro na descentralização dos serviços de alta complexidade
· Pioneiro em informática em saúde.
 

Este grupo de grande experiência médica, formado por Dr. José Dagmar Vaz, Dra. Georina Secchis, Dr. Arnon Campos, Dr. Paulo Carreira, agora acrescido da experiência administrativa de Elenilson Ribeiro e Mônica Mancini, da juventude do Dr.. Adrian Borborema, e da determinação da assistente social Maria Amália Cavalcante Amaral , da enfermeira Ana Lúcia da Silva Santana e da nutricionista Ana Cláudia Gomes, empreenderá, mesclando estas características, um caráter dinâmico as suas atividades profissionais.